13.5.09

A Negação Do Eu


   
Para este tema fui buscar um conceito meu (que já utilizei num outro trabalho), que descreve a minha visão de uma pessoa “normal” presa à conformidade.

   A máscara retrata uma fase da vida do Não Eu, semelhante a um casulo. Nesta fase o Não Eu é cego, mudo, surdo, não tem olfacto e apresenta uma mão unida ao topo da cabeça, símbolo que o caracteriza como simples ferramenta. A pele é cinza, dando a impressão de que é um cadáver, um Ser sem vida.


   A fase seguinte é a libertação do sonho que lhe é injectado. Aqui, o Não Eu abre os olhos e restaura os sentidos. Deixa de ser uma simples máquina uniforme e torna-se o Eu. O sujeito continua a entrar por vários períodos até se apurar completamente.

A fase descrita é também aquela que eu vejo presente na maior parte das pessoas e que nunca conseguimos (ou queremos, aliás) deixar completamente, por vários motivos. É quando nos agarramos aos preconceitos, convenções, dogmas da sociedade e deixamo-nos levar pelo Não Eu. Aderimos a realidades confortáveis e estáveis, somos cegos por recompensas materialistas e sonhos inventados para nos controlar e, ao mesmo tempo, dar um sentido à existência mundana da qual não temos dúvidas. Servimos outras corporações materialistas como empresas comerciais e governos a troco de dinheiro, protecção física ou prazeres momentâneos, por exemplo.

Finda esta parte da sua vida, inicia-se um momento em que, com os sentidos e pensamento resgatados, o Ser ganha vida. Começa a ver o que há para além da realidade irreal, do sonho incutido, do pastor e do casulo em que se prendia. Como uma borboleta, quebrou a barreira de realidades convencionadas, o casulo, e floresceu para um mundo muito maior, muito mais vasto, colorido, profundo e intenso.

4 comentários:

Mar disse...

Gostei imenso deste trabalho (:

cati disse...

mto giro o trabalho mesmo :)

Unknown disse...

Então aqui vai:
http://www.youtube.com/watch?v=XH52dE9Yd_A

Porque, citando:
"ah, eu não sou muito profunda"!!

eheh

Margarida disse...

está fantástico, completamente esclarecedor : ) gostei do blog, sim senhor!