20.10.08

A Senhora Rubrica


Porque não voltar aos bons velhos tempos, quando a música ainda tinha alma? Hoje em dia olhamos à nossa volta e encontramos a chamada música pop, que acaba por ser uma mistura repetida de sons com fins comerciais. Porque não voltar à década de 70 e 80, quando se deram explosões musicais como o Punk, Post-Punk e o Rock altenativo? Neste campo temos bandas de qualidade, que se destacaram pela inovação que deram ao mundo musical da altura, servindo de modelos a bandas dos anos 80, 90 e raridades do novo milénio. Algumas bandas que devo mencionar são os The Ramones, pioneiros do Punk Rock; Joy Division, que introduziram o Post-Punk, que eu descreveria como uma evolução do Punk muito mais experimentalista e com um ritmo mais lento; Siouxsie & the Banshees, uma banda Post-Punk e Goth que teve grandes influências em artistas vindouros, nomeadamente The Cure; e finalmente Bauhaus, pioneiros do Goth Rock, apesar de não gostarem do termo, o que me permite descrevê-los como Darkwave ou Coldwave (derivações do Punk e Post-Punk). Quando esta última banda acabou, o vocalista Peter Murphy continuou com uma carreira a solo, tendo um grande sucesso a nível comercial. Este artista tem concerto marcado em Lisboa no próximo dia 1 de Novembro, que eu recomendo vivamente. O género de música que Peter Murphy seguiu acabou por ser algo muito mais acessível à cultura popular.
Para concluir, tenho como objectivo alargar os horizontes a todos os que lerem isto, recomendando alguma música antiga mas que, por consenso e opinião minha, é de grande qualidade pela sua riqueza instrumental, lírica e simbólica.

Fim.


Este texto é uma rubrica que escrevi para o jornalzinho da minha escola, a pedido da professora de Desenho Andrea Fernandes e do professor de Filosofia Joaquim Rodrigues.

1 comentário:

Anónimo disse...

MUITO BOMMMM